Na cerimônia que oficializou o credenciamento do Hospital da Esperança de Pres. Prudente (antigo Hospital Regional do Câncer de PP), ao SUS (Sistema Único de Saúde), neste sábado (31/07), a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região) esteve representada pelos diretores Itamar Alves Jr. e Maurício Leme.

 

O Hospital da Esperança de Presidente Prudente vai entrar em uma nova fase. A partir de agora, a instituição está credenciada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com serviço de hematologia, oncologia pediátrica e radioterapia, custeados pelo SUS. A iniciativa vai ter o investimento de R$ 7,8 milhões do Ministério da Saúde.

 

Em sua fala, Bolsonaro disse que o credenciamento do Hospital de Esperança abre horizontes para que o hospital possa melhor se preparar e equipar. "Há demandas semelhantes em outras cidades e não vamos medir esforços, independentemente de partido político da cidade", afirmou. 

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que antes havia 233 unidades de alta complexidade em oncologia no país. Agora, são 234 com o Hospital de Esperança. Salientou sobre enfrentar os problemas sanitários atuais do Brasil, mas, ao mesmo tempo, "equilibrar a economia para não deixar as pessoas passarem fome". 

 

Desde 2013, com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, o Ministério da Saúde determina o cuidado integral aos pacientes com câncer do SUS de forma regionalizada e descentralizada. Também fazem parte da política os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Unacons e Cacons devem oferecer assistência especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento, incluindo cirurgias oncológicas, quimioterapia, radioterapia e cuidados paliativos.  

 

 Demanda antiga

 

Desde 2019, governos municipal e legislativo, sociedade civil organizada e administração do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente buscavam o reconhecimento do Ministério da Saúde para o credenciamento do hospital ao Sistema Único de Saúde. Após tratativas, foi publicada no mês de junho a Portaria Nº 690, que habilitou o hospital HRCPP junto ao SUS como unidade de assistência de alta complexidade em oncologia.