Após longo processo licitatório e de estudos apresentados, a expectativa é que a partir deste ano as obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros inicie, conforme estabelecido no edital, o qual a concessionária ASP (Aeroportos Paulistas) foi a vencedora do certame, iniciando a gestão em abril de 2022.

 

Dentre as melhorias, está prevista melhorias de iluminação no terminal de passageiros, no estacionamento de veículos e nas áreas internas de acesso terrestre. Já no setor operacional, haverá a implantação de itens como nova iluminação do pátio, farol rotativo e indicador de direção do vento, além de recuperação e selagem do pavimento do pátio e requalificação do sistema de drenagem. A KF (casa de força), aparato fundamental para a autonomia das operações, também será recuperada neste período. 

 

Até 2027, a ASP prevê “ações fundamentais para a eficiência operacional do aeroporto também serão realizadas”. Dentre elas, a adequação da geometria da pista, a implantação de sistema visual indicador de rampa de aproximação nas cabeceiras, além de sinalização vertical. A implementação de RESA (em português, áreas de segurança de fim de pista) integra o programa e já foi concluída pela concessionária.

 

A UEPP está atenta ao assunto. Para o presidente, Renato Michelis, a iniciativa privada verifica “uma insatisfação dos usuários com as instalações atuais do aeroporto prudentino, ainda mais neste período de transição até a conclusão das obras necessárias de ampliação”.

 

Por esta razão, a entidade já tem uma reunião agendada com a direção da concessionária para tratar deste tema e outros que envolvem “um melhor aproveitamento do potencial do aeroporto”. “Achamos que uma antecipação do cronograma de execução de obras prioritárias para o bem-estar dos passageiros e para acomodação das empresas aéreas se faz necessária”, afirma.

 

Fonte: Jornal O Imparcial