O Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 18 de setembro, é um movimento cívico que envolve 180 países. A data reúne gente de todas as idades para limpar praças, parques, praias, mangues, ruas, rios e conscientiza a separação de resíduos e eletrônicos que não tem mais utilidade.  

 

Zelar pelo patrimônio é também cuidar da economia. Presidente Prudente tem um dos cartões postais mais belos da região: o Parque do Povo. Isso nos faz refletir sobre a necessidade de investimentos e melhorias tornando o local em um ponto turístico mais atrativo.

 

As avenidas Onze de Maio e Quatorze de Setembro são privilegiadas com um dos cenários mais arbóreos da cidade. Com 6km (quilômetros) de extensão e  detentor de uma área verde que chega a 380 mil metros quadrados, o Parque do Povo  também é point para a prática de exercícios físicos, piqueniques, descanso, encontros, lazer, além de ser rota gastronômica com seus quiosques e bares e restaurantes que ali rodeiam. 

 

Mas nem tudo são flores. O Parque do Povo também é famoso pelas enchentes, sobretudo, em épocas de temporais como no verão. Em 2018, a Câmara Legislativa autorizou o Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com a garantia da União, incluindo obras na localidade para resolver tal problema. 

 

No entanto, o empréstimo milionário de 47 milhões de dólares comprometeria as finanças da Prefeitura, já que o município também precisa apresentar garantias que somam a contrapartida de 20% do total do projeto, com custo de 58,6 milhões de dólares. O executivo afirma buscar outros caminhos e financiamentos para que o município não comprometa as contas públicas. 

 

Nós, da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região), não somos contra o investimento, pois a obra traria mais desenvolvimento à cidade, incluindo obra que impede novos alagamentos no Parque do Povo, mas é preciso que a Prefeitura avalie muito bem e se atende à transparência a exemplo da classificação de risco; projeção do valor das parcelas da operação; contrapartidas que serão efetivamente exigidas pela Prefeitura Municipal; e pertinência temporal e de urgência das obras citadas no referido projeto. 

 

Segundo a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) realiza limpeza diária no espaço, desde varrição até capinação, mas conta com a colaboração da comunidade para manter o local sempre limpo e agradável, principalmente, não praticando vandalismo. 

 

Não à toa, que em reconhecimento do seu potencial, integrantes da sociedade civil criaram a Associação Amigos do Parque do Povo, cujo intuito é unir forças e propiciar o seu desenvolvimento por meio de projetos que fomentem suporte ao comércio e soluções que melhorem sua infraestrutura. 

 

Dica de ouro

A arborização urbana, quando implantada adequadamente, propicia uma temperatura amena; evita grandes variações climáticas; aumenta as opções de áreas de lazer em parques e praças; melhora a qualidade do ar; dentre outros benefícios.