O CEO da concessionária Aeroportos Paulista (ASP), Dario Lopes, esteve na noite dessa segunda-feira (24), no auditório do CIESP, em Presidente Prudente, para uma reunião informal de atualização e detalhamento sobre as adequações e melhorias no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros até 2051. O encontro foi idealizado pelo deputado estadual Mauro Bragato e Tiago Oliveira, presidente da Câmara Municipal, com apoio do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), e ACIPP (Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente). Participaram autoridades e representantes de entidades, que apresentaram reivindicações.
Dario apresentou o cronograma contratual, sendo a Fase 1A, de setembro de 2022 a setembro de 2023, para intervenções imediatas e regularização perante órgãos, como Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e Ministério Público. De setembro deste ano até setembro de 2026 inicia-se a FASE 1B, com foco em grandes investimentos. Já a Fase 2 será entre os anos de 2026 e 2051, com investimentos para manutenção das condições de capacidade, segurança e conforto dos usuários.
Detalhando cada fase, Lopes explicou que na 1A são realizadas pequenas reformas de manutenção no terminal de passageiros, como: tratamento de infiltrações, pintura, troca de iluminação, troca de sistema de som e de informação de voos. Além disso, prioriza ações imediatas, o qual inclui retomada da manutenção das áreas verdes; recuperação do sistema de drenagem e do sistema de geração de emergência do aeroporto; revisão dos sistemas de apoio à navegação; substituição do alambrado patrimonial; pintura das faixas de pista; ação junto a concessionários (estacionamento); e melhorias em áreas de apoio para colaboradores e sistema de monitoramento por câmaras.
Dentro da 1B, algumas questões já estão resolvidas ou encaminhadas, sendo: aumento da capacidade do terminal de passageiros: em fase de formalização do contrato; adequação da geometria da pista: relatório de solução de declividade longitudinal em análise com a Anac; implantação de PAPI (sistema de iluminação) nas duas cabeceiras: equipamentos em fase de compra para instalação ainda em 2023; implantação de áreas de segurança de fim de pista (RESA): já implantadas e certificadas pela Anac; e abastecimento com sistema de, pelo menos, oito sinalizações verticais iluminadas: projeto concluído.
Dentro da segunda e última fase, a expectativa é ampliar a capacidade de processamento de passageiros e bagagem, de modo a prover área e equipamentos adequados; e realizar investimentos em recapeamento, iluminação e pintura da pista de pouso e decolagem e pistas de taxi.
Por fim, o CEO da ASP garantiu que a concessionária mantém o compromisso de concluir os projetos necessários para a ampliação do aeroporto com início das obras neste segundo semestre. “Em esforço conjunto com as entidades do município, cobramos para que a Artesp tenha celeridade nas análises das avaliações desses projetos”, disse.
Números
Em um comparativo em números, cujo total operacional é passar de 599,15m² para 1.760m², o projeto é que haja aumento nas áreas de:
Saguão de embarque: de 217,85 m² para 530 m²;
Fila de check-in: de 41,85m² para 150m²;
Número d balcões: de 8 para 10;
Conjunto pórtico e Raio-X: de 10m² para 15m²;
Fila de espera para vistoria: de 6,53m² para 30 m²;
Sala de embarque: de 133,60m² para 525 m²;
Restituição de bagagens: de 82 m² para 230m²;
Saguão de desembarque: de 107,32m² para 280m²