Reunião para cumprir tabela, é o que a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) entendeu após o término da conversa agendada pela concessionária RUMO na manhã desta sexta-feira, 28, no Aruá Hotel. A cada seis meses a companhia, atualmente responsável pela concessão do trecho ferroviário regional, vem a Prudente para dialogar com a sociedade civil organizada e representantes de municípios, no entanto, sem avanços. Para o diretor da UEPP, Gabriel Coquemala, mais uma vez a avaliação foi negativa, pois a concessionária não apresentou novidades quanto ao mapeamento da demanda. “Além disso, informaram o local da reunião na véspera, impedindo a mobilização para que empresários da região comparecessem”, ressaltou. Conforme Coquemala, a RUMO não respeitou a demanda comprovada documentalmente pela UEPP, que é de 1 milhão de toneladas/ano. “O que eles apresentaram foi uma demanda de 600 mil/toneladas vigente em 2017, segundo pesquisa deles. Ademais, os preços também permaneceram os mesmos para a região, sendo R$182 a tonelada, muito caro se comparado com trechos semelhantes do Rio Grande do Sul, cujo valor é de R$70,00/tonelada”, explicou. Atualmente, Presidente Prudente pertence à Malha Sul (Pres. Epitácio x Ourinhos x Rubião Junior), entretanto, apenas a viabilidade da Malha Paulista está em discussão no Governo Estadual e no TCU (Tribunal de Contas da União). “Eles deixaram bem claro que para discutir, de fato, o destino da Malha Sul, primeiramente tem que ser deliberado a Paulista. O problema é que não tem um período determinado para isso acontecer”, esclareceu Rodrigo Romão, da UEPP. A prefeita de Pres. Epitácio, Cássia Zaffani Furlan, disse que a situação é desanimadora pelo fato de não haver previsão tanto do retorno ou a devolução do trecho regional. “Eles alegaram que o prazo para avanço vai depender do estudo de viabilidade, e isso é muito preocupante”, completou. Acompanhada por Bruno Madalena, responsável pelo setor de Relações Governamentais da RUMO, a representante comercial Rhanna Berton apresentou slides, vistos em reuniões anteriores. Na explanação, ela explicou que a Malha Sul ainda não gera lucros satisfatórios na consolidação de carga. Na busca de acordo, a companhia propôs atualização da demanda e, para isso, disse que entrará em contato com empresários da região para tentar entrar num consenso. “Desafio esse que a UEPP já solicitou em 2018, o qual determinava que a concessionária enviasse relatórios de visitas com assinaturas de predispostos clientes com propostas apresentadas e suas respostas”, pontuou Coquemala. Presentes Pela UEPP, Gabriel Coquemala, Renato Mungo e Rodrigo Romão; Anderson Ricardo, presidente da ACIPP (Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente); Cássia Furlan e Bruno César Ramos, prefeita e secretário administrativo de Pres. Epitácio.