Segundo o Google, “empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo”. Esse tema é bastante debatido em reuniões e encontros de negócios em nossa região; e não é à toa, pois o oeste paulista tem potencial em diversos setores da economia.

 

Presidente Prudente, a capital do oeste paulista, conta com vários atrativos que podem captar investimentos. Em 2021, o município figurou na 60ª posição em dois segmentos: serviço e setor agrícola, segundo a empresa de consultoria Urban Systems. Para a lista, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária. No setor de serviço, Prudente apresentou IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) de 4,495 em serviços e 2,912 no setor agrícola.



Nessa terça-feira (14/06) foram realizados dois eventos. À tarde, um especialmente para mulheres na Sicredi; promovido pelo Projeto Gaia, o objetivo foi debater o tripé finanças, empreendedorismo feminino e agronegócio. Já à noite, o movimento Walking Together trouxe a quarta edição em Presidente Prudente, onde empreendedores e empresários apresentaram seus trabalhos, a fim de formar novas parcerias.

 

Conforme o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), José Maurício Leme Jr., esses são exemplos simples de que seja com pequenos grupos ou grandes potências, todos nós podemos cooperar e construir um ambiente favorável, com diálogo forte, planejamento, capacitação profissional e abdicação de vaidades políticas.