Desmatamento e escassez hídrica, em 2021, o Brasil sofreu uma das maiores crises energéticas das últimas décadas. Uma das possíveis saídas para driblar possíveis racionamentos futuros, é a fonte de energia proveniente do calor solar: a energia solar. Sua captação pode ser feita por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares.  


Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a fonte solar fotovoltaica deverá trazer quase R$ 51 bilhões de investimentos privados ao Brasil e gerar mais de 357 mil novos empregos no país. E, de acordo com estudo da consultoria Bloomberg New Energy Finance, essa será a maior fonte de eletricidade em 2050, onde 32% da energia nacional viria do sol, enquanto a hidrelétrica cairia para 30%.


Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade. E, por falar em sol, o Oeste Paulista também é famoso por suas altas temperaturas. No verão, não é incomum a sensação térmica passar de 35°C, e mesmo em demais estações, o calor é soberano.


As vantagens da energia solar são diversas, isso porque essa é considerada uma forma ambientalmente limpa, já que não emite poluentes na atmosfera; sua fonte é inesgotável (o sol); ocupa pouco espaço; pode ser acessível em lugares remotos; vida útil de 25 a 30 anos; e, claro, economia na conta de luz, dentre outros.