Desde o dia 04 de junho até o término das investigações, o município de Presidente Prudente recebe a testagem rápida de coronavírus em domicílio. O trabalho é realizado pela Universidade Federal de Pelotas (Rio Grande do Sul) e aplicado pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Trata-se de um estudo para medir a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil.    

  1. Qual é o objetivo da pesquisa?
R:  A pesquisa de "Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil” é um estudo de base populacional e está sendo realizada em 133 municípios brasileiros. O objetivo é estimar o número de casos de coronavírus e infecção causada pela doença. A pesquisa contempla a aplicação do teste rápido e de um questionário. Os resultados deverão auxiliar na elaboração de estratégias de saúde para enfrentamento da pandemia no país.    
  1. Por que fui escolhido (a) para fazer o teste?
R: Os endereços são escolhidos por meio de sorteio pelo Ministério da Saúde.    
  1. A pesquisa tem apoio do Ministério da Saúde?
R: Sim. As coordenações estaduais de atenção primária à saúde receberam ofício do Ministério da Saúde sobre a realização da pesquisa. A notificação também foi enviada aos conselhos de secretários de saúde estaduais [Conass -Conselho Nacional dos Secretários de Saúde] e ao Conasems [Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde].    
  1. Como identificar os profissionais?
R: Os profissionais são identificados com camiseta branca, máscara e crachá visível com foto.    
  1. O morador é obrigado a aceitar?
R: Não. O morador pode ficar à vontade para recusar no portão.    
  1. O profissional entra na residência?
R: Sim. O Ministério da Saúde não autoriza nenhum teste ser feito na calçada. Ao adentrar no quintal do munícipe, o profissional deverá se paramentar com os seguintes EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): máscaras descartáveis, toucas, aventais e sapatilhas descartáveis, óculos de proteção e luvas. Eles deverão portar frascos de álcool em gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares.    
  1. Em quem o teste é feito?
R: O teste será aplicado somente em uma pessoa por residência. Entretanto, caso o resultado aponte positivo, todos os moradores da casa também deverão ser submetidos ao teste.    
  1. O que é o termo?
R: O morador deverá assinar um termo de consentimento, cujo documento terá os contatos do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Os menores de idade deverão ter autorização do responsável.    
  1. Como o teste é feito?
R: É coletada uma gota de sangue por punção digital que será analisada em cerca de 20 minutos, tempo em que o morador será submetido a um questionário. O resultado também será fornecido ao entrevistado. Caso o teste seja realizado em crianças menores de um ano, a gota de sangue deverá ser coletada pelo calcanhar. O teste é indolor, pois é feito com uma lanceta retrátil, com zero índice de contaminação.    
  1. Para que serve o questionário?
R: O questionário tem como foco a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias.     
  1. Qual é o procedimento caso o teste dê positivo?
R: Em caso de positivo, o teste deverá ser refeito exclusivamente no Centro de Triagem da Covid-19. Em Prudente, a central fica localizada na Praça da Juventude e Longevidade ‘Lucas Nalini Paschoalin’, que fica ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, das 7h às 19h, de domingo a domingo. Os profissionais preparados irão monitorar o paciente e conduzir ao tratamento.    
  1. As confirmações são divulgadas?
 R: As notificadas são levadas apenas à  VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). As informações serão sigilosas, não podendo ser divulgada a terceiros.     Conforme a enfermeira Neila Orso Piacenco de Oliveira, os testes são feitos em três ondas por município, com espaço de 15 dias, devido à janela imunológica da doença. A terceira fase será realizada nos dias 23 e 24 de junho, até o término dos 250 testes.     Nomes dos entrevistadores  Cleiton Gomes da Silva Cristiane de Andrade Érika da Silva Emerson Silva Batista Iara Cristina Rebelo Josieudes Batista de Almeida Luciene de Faria Marcelo Leão Moratori Marcia Alessandra Barros Moreno Plaza Michele Aparecida Moura Peres Tatiane Silva Lopes Wagner de Assis Santos