Em cumprimento ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público Estadual, em que a Rumo é obrigada a realizar reunião semestral com a sociedade civil local, nesta terça-feira (29/06), a concessionária reuniu-se virtualmente com a UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente), Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico) e Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo) para discutir a retomada do transporte ferroviário.


Representando a sociedade civil, participaram Renato Mungo, presidente da UEPP, Marcos Lucas, presidente da Aviesp, e Marcelo Fritschy, pelo Codepp.


Parte da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (que liga Botucatu a Presidente Epitácio) foi o tema central abordado. Esta malha foi a primeira a ser concedida à iniciativa privada em março de 1996, no trecho que liga Bauru a Corumbá, e em 2003 foi anexado à Mairinque, quando veio junto Botucatu, Ourinhos, Assis até Presidente Epitácio, sob a concessão da extinta América Latina Logística (ALL).


Em resumo, este trecho [Botucatu x Pres. Epitácio] faz parte da Malha Sul, a qual Pres. Prudente está atualmente inserida e, de acordo com Eudes Furtado, gerente comercial, a Rumo está fazendo estudos para a renovação antecipada. A previsão é até final de 2021.


Segundo relata, muito depende da capacidade de carga (demanda que há anos foi comprovada pela UEPP). Furtado salientou que agora será consultado o primeiro relatório preliminar do Plano Nacional de Logística 2035, feito pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e entregue ao Ministério da Infraestrutura.


Mas, conforme Renato Mungo, a dúvida é como ficará o trecho desativado?  “Cobramos muito para que cumpram o modelo de concessão que assinaram pela manutenção, porque entendemos que se estivesse tudo em ordem, poderiam haver outros interessados ainda que somente neste trecho, por isso, mais uma vez, pedidos para participar e acompanhar esses estudos e insistimos numa rápida resposta, afinal se eles não têm interesse, devem recupera-lo, obrigação contratual e devolver para outro que queira”, explica o presidente da UEPP. Lembrando que existe uma multa atualmente de R$30 mil/dia, por este descumprimento que está sendo cobrada pela Procuradoria da União Federal, processo em curso.


Para Marcos Lucas, ao que parece, a concessionária agora mudou o discurso, noticiando entender viável o uso de bitola métrica como tentativa de recuperar o trecho Epitácio x Ourinhos. “Cresce também importância do pretendido ramal Parapuã x Prudente, que nos reconecta a Malha Paulista”, pontua