Com o objetivo de aproximar o Parlamento da comunidade, e fomentar a educação política para a cidadania, a Mesa Diretora do 2º Biênio da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente instituiu na semana passada (06) a Escola do Legislativo.  

 

Por meio da Lei n° 8.999, de 2015, o projeto é de autoria do então vereador Valmir da Silva Pinto e promulgada por vereador Enio Perrone, presidente da época. De acordo com o novo chefe do Legislativo, Tiago Oliveira, na prática, a Escola do Legislativo se dará por meio de projetos de educação política, empreendedorismo e de outros mecanismos, auxiliando as Frentes Parlamentares.  As ações serão executadas em parcerias com a sociedade civil organizada, Grêmios Estudantis e formações continuadas. 

 

O projeto prevê diversas atividades, como parlamento jovem, cursos, palestras, debates, seminários, simpósios e ações acadêmicas. Além disso, o parlamentar ressaltou que um dos objetivos também será no auxílio da capacitação de funcionários, voluntários e assistidos das entidades assistenciais da cidade.

 

A UEPP vê a iniciativa com bons olhos. Conforme o presidente, Renato Michelis, como princípio básico, para a efetivação do desenvolvimento regional, a sociedade civil deve ter participação direta pertinente a cada segmento, iniciando, sobretudo, com a formação de jovens, para que estejam preparados desde cedo a participar ativamente da vida política do nosso município.