O final do ano é sempre um período movimentado para a economia brasileira. Com as festvidades, diversos setores se intensificam e se beneficiam.

 

No comércio, por exemplo, com o pagamento da última parcela do 13° salário, diversificação no horário de atendimento e promoções, a expectativa em Presidente Prudente é que as vendas cresçam 30%, se comparado aos dias normais, como revelado pelo Sincomércio. 

 

Já de acordo com a  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), para a época são criadas cerca de 110 mil vagas temporárias, o maior contingente de trabalhadores temporários contratados desde 2013. 

 

Em se tratando de produtos, os mais vendidos são roupas e calçados,  eletroeletrônicos e tecnologia, brinquedos, alimentação e bebidas, decoração par casa, perfumaria e livros e papelarias.

 

A indústria do turismo também é influenciada pelas viagens no período das férias escolares e formaturas que se estendem até janeiro. Com isso, há uma grande demanda por serviços de hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. No oeste paulista,  são diversos segmentos: Religioso, Receptivo, Rural, Cultural, de Lazer, Eventos, Gastronômico, Ecoturismo, dentre outros.

 

Seja pela generosidade dos consumidores, pelas estratégias comerciais inteligentes ou pelo aumento da produção, as festividades de fim de ano iluminam os indicadores econômicos, deixando um legado duradouro no cenário financeiro.