A FTRAM (Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário) e a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) realizaram na tarde da última sexta-feira, 28 de abril, na Casa do Médico de Presidente Prudente, mesa de debate que abordou sobre a “Reativação do Trecho Ferroviário Presidente Epitácio x Ourinhos”. O evento contou com a presença de cerca de 150 autoridades, dentre Prefeitos, Deputados, Vereadores, empresários e sociedade civil. O evento teve o apoio da ALAF (Associação Latino-Americana de Ferrovias), Governo do Estado de São Paulo e Governo de Presidente Prudente. Para a ocasião, também foi disponibilizado manifesto em apoio à causa ao atendimento de demandas de transporte de cargas, pessoas e turismo, opondo-se aos fatos que impeçam implantação do projeto intermodal de cargas na região de Presidente Prudente, como rodovia, hidrovia e ferrovia. Conforme o deputado estadual João Caramez, a FTRAM foi criada em um momento atípico da grande são Paulo, onde a população cresce cada vez mais e o transporte metroferroviário torna-se insuportável. “Coincidentemente, no momento em que o Governo Federal resolve antecipar o contrato de concessão da malha ferroviária que venceria em 2028, prorrogando para mais 30 anos, a FTRAM ampliou-se para o transporte de carga ferroviária”, explicou o idealizador da Frente Parlamentar. O Secretário geral da ALAF no Brasil, Jean Carlos Pejo, abordou sobre a malha ferroviária do Estado de São Paulo e a inserção de Presidente Prudente no sistema. Em relações às recentes decisões da RUMO ALL, dá-se pelo tipo de operação que desenvolve no sentido “heavy haul” que exige apenas grandes volumes para operações dos trechos. “Propomos que se desenvolva algo mais focado na região através de estudos que apresentem demandas reais com modelo adequado de negócio”, apontou. Em sua abordagem, Milton Xavier, da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, apresentou informações relevantes sobre a viabilidade econômica do transporte na região Oeste Paulista e as contribuições da FTRAM para alterar a medida provisória 752/16 a qual tem base legal para prorrogação dos contratos, propondo adequações para que alcance os interesses de nossa região, tais como medidas de novas concessões de outras ferrovias com o direito de passagem e livre acesso, nos aspectos técnicos, operacionais e institucionais e modelos de viabilização comercial. O prefeito Nelson Bugalho chamou atenção sobre o fato de que a RUMO ALL usou para anexar Presidente Prudente na região Malha Sul, não atendendo os interesses da região. “O Ministério Público Federal vem há muitos anos brigando com a empresa que tem a concessão. É preciso criar um plano judicial, econômico e desenvolvimento”, ressaltou Bugalho. O Procurador Dr. Luiz Roberto Gomes acrescentou que em março deste ano foi feita uma petição para atualizar o valor da multa da RUMO ALL, a qual saltou para R$ 67 milhões. “Nosso objetivo não é cobrar a multa, mas sim que o transporte seja reativado”, explicou. “Com a ajuda da UEPP, mostramos que há sim demanda viável na região, garantindo as cargas de retorno importantes para o desenvolvimento da região, como cimento e fertilizantes. Aguardamos julgamento dessa questão”, pontuou. O presidente da UEPP, Luis Eduardo Minuci, disse que o próximo passo a ser desenvolvido é encaminhar o manifesto assinado ao Governador Geraldo Alckmin através de audiência para tentar sensibiliza-lo sobre a exclusão de Presidente Prudente do modal. “É válido ressaltar que daqui a 15 anos será inviável o transporte metroferroviário em São Paulo”, lembrou. Mesa Para a mesa de abertura compuseram o Presidente da UEPP, Luis Eduardo Minuci; João Caramez, Deputado Estadual e Presidente da FTRAM; Nelson Bugalho, Prefeito de Presidente Prudente; Ed Thomas, Deputado Estadual; Mauro Bragato, Presidente do CDR (Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional) e o Dr. Luiz Roberto Gomes, Procurador da República.