Em alusão à “Segunda com Carne”, nessa segunda-feira (21/03), o GTEPS (Grupo de Troca de Experiências em Pecuária Sustentável) entregou cheques a seis entidades filantrópicas prudentinas. A ação teve o apoio do SRPP (Sindicato Rural de Presidente Prudente), FEAPP (Federação das Entidades Assistenciais de Pres. Prudente) e UEPP (União de Entidades de Presidente Prudente e Região).

  

As entidades beneficiadas foram: Apae de Presidente Prudente, Cristolândia Presidente Prudente, Lar Santa Filomena, Lumen et fides, Núcleo Tterê e Unipode (União das Pessoas com Deficiência).

  

Conforme o facilitador do GTEPS, João Menezes, o subsídio de cerca de R$4 mil entregue por entidade é equivalente a compra por volta de 200 quilos de carne, individualmente. Sobre o movimento, Menezes lembrou que o “Segunda com Carne” nasceu para desmentir fake news sobre a pecuária, a qual, na verdade, emprega milhões de pessoas, produz alimento de excelente qualidade e é altamente sustentável.

  

O diretor do Lar Santa Filomena, Renato Mungo, explicou que atualmente a instituição assiste aproximadamente 60 internos, e entre 150 e 200 crianças e adolescentes que são atendidos pelos projetos diariamente. “O Lar tem despesas grandes, que aumentam diariamente com a inflação, e os repasses governamentais não são suficientes para supri-las, por isso, a necessidade de campanhas internas e colaboração da sociedade civil”, disse.

 

Pastor Fernando, da Igreja Batista Boas Novas, explicou que há sete anos, a Cristolândia trabalha na recuperação de dependentes químicos e homens em situação de rua de Presidente Prudente. De acordo, por dois anos, cada indivíduo é assistido, onde recebe gratuitamente alimentação, vestuários e tratamentos de saúde. Sobre valor recebido pelo GTEPS, Fernando salientou que contribuirá para realização de um evento, cuja finalidade é arrecadar novos recursos.

  

A vice-presidente do Núcleo Ttere, Helena Caldas Junqueira, ressaltou que a demanda de alimentos é muito grande na entidade, assim como, há dificuldades financeira. "Desde a fundação do Núcleo Ttere, a pecuária faz a diferença em nossa realidade, e quero reforçar que nosso projeto só existe por causa de apoios iguais a esse”, agradeceu.

  

Consequências da Guerra

 

Antes da entrega, foi realizado o “Café da Pecuária”, com a palestra "Conflito Rússia-Ucrânia: Impacto no mercado de fertilizantes e consequências para a pecuária brasileira", ministrada por Ricardo Firetti, pesquisador de Economia Agrícola na APTA Regional/SAA-SP. Segundo, o principal efeito direto na pecuária é o milho, que já sofreu alta elevação de preço mesmo quando a guerra era apenas uma especulação.