É cediço que, em termos efetivos, até o momento, os maiores “investimentos” e “empregabilidade” (entre aspas) do Estado no oeste paulista têm sido pedágios e presídios, e não existem políticas diferenciadas para essa correção.

 

Para tanto, em menos de 15 dias o eleitorado estadual escolherá o novo governador de São Paulo. Dentre as expectativas é que, na próxima gestão, haja a redução das desigualdades com o fomento de políticas de incentivo regional.

 

Como exemplo, sugestões levantadas pela UEPP são:

 

- Políticas públicas para capacitação de mão-de-obra com escolas técnicas e universidades, aliado ao estímulo de implantação de empresas, por meio de incentivos e/ou outros facilitadores.

 

- A fim de acabar com o atual modelo tributário e guerra fiscal. Portanto, o governo deve buscar condições fiscais e econômicas próximas daquelas ofertados a esses estados vizinhos.

 

- Em ‘Inovação, Ciência, Tecnologia e Universidades’, que haja recursos financeiros federais para apoio à Fundação Inova; efetivação do Parque Tecnológico de Prudente; implantação de um Centro Avançado de Estudos e Produção de Software do Oeste Paulista; fomento de graduação voltada à indústria; implantação de uma Universidade Federal na região Oeste Paulista; e a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o Agronegócio.