O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ofício aos governadores dos 26 Estados e Distrito Federal solicitando informações sobre quantos hospitais de campanha foram construídos até o momento em função da pandemia e quais estão efetivamente funcionando. 

 

 

O pedido é feito em meio ao agravamento da Covid-19, com o aumento do número de mortes em decorrência da doença e da superlotação nos hospitais da maioria das regiões do país, com a falta de leitos de unidades de tratamento intensivo para o atendimento de pacientes. 

 

 

Na lista, consta o nome do governador de São Paulo, João Doria. Na última semana, foi anunciado que no período entre 20 e 31 de março, será implantado no Estado paulista 11 hospitais de campanha, *sem mencionar o oeste paulista. Já nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde informou que estão em andamento medidas para implantar no AME de Dracena 10 leitos como hospital de campanha*.

 

 

 

O documento foi assinado pela procuradora Lindora Maria Araújo, do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia do Coronavírus19 (GIAC-COVID19). Os governadores têm até a próxima sexta-feira, 19/03, para responder as seguintes perguntas:

 

 

1.    Quantos e quais hospitais de campanha foram construídos no Estado?

 

2.    Quais hospitais de campanha foram construídos e não entraram em funcionamento? E, dentre os que entraram em funcionamento, informar a data de inauguração das atividades de atendimento.

 

3.    Listar os hospitais de campanha que estão em funcionamento na presente data e, em relação aos desativados, informar a data da desativação e o motivo do fechamento.

 

4.    Qual a destinação dada aos insumos e equipamentos que compunham a estrutura de eventuais hospitais de campanha que tenham sido desativados no Estado?