O Aeroporto Estadual Adhemar de Barros é o terceiro em movimentação do interior paulista. Para a União das Entidades de Pres. Prudente e Região (UEPP), é preciso que o Governo incentive Prudente ao polo de distribuição, também agregado à construção da nova sede da Receita Federal. As vantagens do “HUB” para passageiros é que companhias aéreas utilizam aeroportos específicos como ponto de transferência para que os passageiros cheguem até seu destino final; desta forma as companhias aéreas podem atender uma variedade muito maior de destinos conectando seus voos. Já no transporte de cargas, fica mais fácil para a transportadora controle o fluxo de entrada e saída de cargas, além de garantir que a sua demanda de rotas internacionais seja sempre alta. Isso reflete no preço pago pelo cliente. Conforme o presidente da UEPP, Marcos Lucas, a implantação de um “HUB” de transportes multimodal incentivaria a utilização do porto hidroviário de Presidente Epitácio, frente o tri modal regional: Aeroporto de Presidente Prudente, Porto de Presidente Epitácio e a Ferrovia trechos Epitácio x Ourinhos x Sorocaba (RUMO/ALL) e a Ferrovia Norte/Sul. Redução de ICMS sobre o combustível de aviação beneficia turismo aéreo Como foi divulgado no jornal O Imparcial nesta quarta-feira (04), em julho, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes e a Secretaria Estadual de Turismo publicaram uma resolução conjunta que regulamenta o benefício da redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) sobre o QAV (Querosene de Aviação). Proposta pelo governo do Estado e já aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, a medida prevê a redução do ICMS de 25% para 12% sobre o combustível de aviação. Como contrapartida, as companhias tem que iniciar, em até 180 dias, 490 novos voos semanais para 21 Estados e 38 aeroportos, além da criação de seis novos destinos dentro de São Paulo. Além disso, será formado um fundo de R$ 40 milhões para custear ações de marketing com o objetivo de incentivar que os visitantes ampliem os dias de permanência em São Paulo. Segundo o governo, a arrecadação prevista para 2019 sobre a comercialização de querosene aéreo cairá de R$ 627 milhões para R$ 422 milhões. A estimativa será compensada na criação de 59 mil empregos gerados nos próximos 18 meses a partir da desoneração, com previsão de R$ 1,4 bilhão em salários anualmente.