Presidente Prudente conta com vários atrativos que podem captar investimentos. Fato comprovado no levantamento realizado pela consultoria Urban Systems sobre as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios de 2021, a qual figurou Presidente Prudente na 60ª posição em dois segmentos: serviço e setor agrícola.


Para a lista, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária. No setor de serviço, Prudente apresentou IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) de 4,495 em serviços e 2,912 no setor agrícola.


Dois fatores chamaram a atenção: Prudente não havia sido classificada no setor agropecuário em 2020, mas ingressou em 2021; em serviços, embora diante de tantas dificuldades enfrentadas por conta das restrições sanitárias, perdeu apenas nove posições (51ª para 60ª).


Conforme o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), José Maurício Leme Jr., a capital do Oeste Paulista tem potencial de desenvolvimento nacional em infraestrutura, tecnologia na agricultura, prestação de serviços, além de ser centro de coworking. “Isso quer dizer que com uma boa estrutura, temos condições suficientes para alavancar, apenas precisamos de políticas perenes de fomento ao desenvolvimento e ambientes favoráveis”, ressalta.