Hoje, 27 de junho, é celebrado o Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas. Atualmente, as MPEs são responsáveis por gerar mais de 80% dos empregos formais no Brasil. De acordo com o mapa de empresas abertas do site gov.br, de janeiro a maio de 2023, foram abertos mais de 2.500 novos micro e pequenos negócios em Presidente Prudente.
Planejamento, comprometimento e conhecimento são características fundamentais para quem almeja abrir um negócio próprio. É considerada micro empresa, aquela que tem faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. Já a pequena empresa possui faturamento anual de até R$ 4,8 milhões ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.
Em 2020, um mapeamento apresentado pelo Sebrae-SP e a FGV, mostra que Prudente possui maior prevalência de micro empresas, quando comparada ao restante do estado, sendo 78%, o que demonstra a importância de políticas que incentivem este tipo de empreendimento.
A maior concentração de empresas atua no setor de serviços. Além de impulsionar a competitividade e promover o empreendedorismo, enquanto nos setores de Comércio e Indústria, o empreendedor tem um custo inicial com a compra de equipamentos e produtos ou aluguel de espaço, em Serviços, a empresa, muitas vezes, podem ser realizadas na rua, na casa do cliente ou do empreendedor.
Conforme o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudene e região), Renato Michelis, apoiar as pequenas empresas é importante para criar empregos, receber atendimento personalizado, diversificar e fortalecer a economia local e preservar a identidade cultural. “Ao optar por comprar de pequenas empresas, você está fazendo uma escolha consciente que beneficia tanto a comunidade quanto a si mesmo”, comenta.