A assembleia ordinária de abril do Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), que aconteceu nessa segunda-feira (25/04) no auditório da Sicredi Rio Paraná, tratou sobre as pautas: agronegócio; saúde; construção civil e setor imobiliário; e comércio, serviços e turismo.

 

O presidente Diego Siquieri disse que no último mês a diretoria do Codepp e representantes de câmaras técnicas se reuniram com o governo municipal, sobretudo, com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação para discutir projetos que possam ser inseridos no plano de governo municipal.

 

Em nome da câmara de agronegócio, Felipe Montenegro salientou sobre a importância de haver reuniões/eventos mensais com produtores e especialistas para debater as barreiras que precisam ser enfrentadas no setor.

 

Para abordar sobre a câmara de saúde, Hugo Bossolani apresentou três ideias. A primeira, ainda embrionária, seria a criação de um banco de dados com hospitais e redes credenciadas do setor para que seja disponibilizado todo histórico de atendimento, a fim de contribuir com maior efetividade de diagnóstico e racionalização de despesas desnecessárias.

 

O segundo seria a desospitalização na rede privada e pública, que é muito comum em países europeus, cujo objetivo é garantir cuidados paliativos a pacientes em estado clínico estável, mas sem a necessidade de mantê-los internados. Já a terceira ideia visou na captação ativa e passiva de distribuição e dispensação de medicamentos para pessoas de baixa renda.

 

Em seguida, Lucas Krasucki falou sobre o atual cenário do setor imobiliário e de investimento, o qual necessita de uma maior sinergia entre esferas governamentais, companhias de água e energia e Ministério Público para solucionar burocracias.

 

Por fim, Divaldo Ceresini apontou diretrizes para o tripé comércio, serviços e turismo, como inserção da iniciativa privada na prestação dos serviços públicos como zona azul, Cidade da Criança, Parque do Povo, Balneário da Amizade, dentre outros, bem como a simplificação de tributos, e incremento tecnológico. Sobre propostas a serem desenvolvidas, Ceresini citou crédito, financiamento, qualificação e netwoking, além de integração de cadeias produtivas.