Em sua passagem na região do oeste paulista na última semana para inaugurações de obras e entregas de títulos de posse, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falou sobre a reativação férrea regional para o transporte de cargas. 

 

Entre suas abordagens, Tarcísio salientou acompanhar de perto a situação contratual da concessionária Rumo, visando a recuperação do ramal de Panorama - Bauru, com previsão de conclusão entre 2028 e 2029, que, segundo ele, o novo eixo ferroviário facilita a logística na região. 

 

Conforme o presidente da UEPP, Renato Michelis, atualmente a entidade entende como solução mais viável para a região a continuidade do projeto original da Ferrovia Norte-Sul, que hoje encontra-se parada no município de Estrela D'Oeste. Com uma extensão total de 1.537 km, vem desde o município de Porto Nacional (TO), passando por diversos estados brasileiros.

 

A segunda etapa deste projeto, originalmente contempla a chegada até Panorama, continuando por Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio, com destino até Chapecó e Rio Grande do Sul. “Após a privatização deste trecho em 2019, reacenderam as expectativas de que o projeto siga em frente e os próximos trechos que passem por nossa região seja uma realidade”, considera Michelis.