A transformação digital planejada para os municípios deve ser capaz de impulsionar procedimentos que promovam o bem-estar dos cidadãos de maneira justa e igualitária. Nesse sentido, é crucial considerar como essa transformação afetará a geração de oportunidades econômicas, o acesso das comunidades menos privilegiadas a serviços essenciais e a expansão da conectividade em toda a região, promovendo assim uma cultura digital em todas as cidades.

 

As cidades estão se expandindo a uma velocidade impressionante. Diante desse desafio, as Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, emergem como uma resposta inovadora para tornar o ambiente urbano mais eficiente, sustentável e habitável.

 

Um desses pilares é a mobilidade urbana. Aplicativos de mobilidade que permitem aos cidadãos planejar rotas e horários de transporte público em tempo real estão tornando a locomoção mais eficiente. A segurança é outro ponto, afinal, as Cidades Inteligentes estão adotando sistemas de vigilância avançados, como câmeras de segurança com análise de vídeo, para monitorar áreas públicas e detectar atividades suspeitas; além disso, a coleta e a análise de dados em tempo real ajudam as autoridades a responderem mais rapidamente a incidentes.

 

No início de setembro em São Paulo, durante o Connected Smart Cities 2023, considerado o maior congresso de Cidades Inteligentes do Brasil, contou com a participação da Inova Prudente, representada pelo diretor Diego Andreasi, que apresentou uma palestra sobre a importância do coworking municipal no estímulo à cultura empreendedora. 

 

Durante sua palestra, foram destacadas diversas ações realizadas nos últimos dois anos, como o Programa de Incentivo ao Networking (Inova Pin), Fóruns de Ecommerce e de Gestão de Franquias, Competição de Jogos Empresariais, Clube do Livro de Negócios (InovaBooks), entre outros. Também foram discutidas maneiras de gerar receita por meio da locação de espaços e contratos com empresas residentes, visando fortalecer a cultura empreendedora no Oeste Paulista.