Lucélia, Pirapozinho e Teodoro Sampaio são os municípios da 10ª RA (Região Administrativa) que usam o turismo como estratégia de desenvolvimento. É o que revela o atual Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo. Os três municípios se classificaram na categoria D.


O Mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.


Classificados de A a E, é levado em conta o desempenho da economia no turismo, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.  


Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do MT para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. 


Para se cadastrar, as cidades precisam atender alguns critérios, entre eles possuir um órgão responsável pelo segmento e orçamento definido para investimentos. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, deve comprovar uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

  

Vocações 


Lucélia se destaca com  ecoturismo, turismo de aventura, educação e pesquisa ambiental (Parque Natural Municipal “Salto Botelho”); carnaval “São João da Amizade”, “Festa das Etnias”, além do turismo religioso. Já Pirapozinho é conhecida nacionalmente pela tradicional Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), que encanta a todos com sua bela fogueira, de mais de 50 metros de altura. E Teodoro Sampaio é agraciado por dois rios Paranapanema e Paraná; biodiversidade da fauna e da flora agregado ao PEMD (Parque estadual Morro do Diabo); além de ser cenário para rodeios e festivais de pesca. 

 

 

Fonte: O Imparcial