Mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti está nas residências. Não é à toa que até o momento, o município de Presidente Prudente já soma mais de 7.900 casos confirmados de dengue em 2023, segundo a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). Em busca de uma força-tarefa de combate à endemia, o governo municipal realizou na manhã desta quarta-feira (12) um encontro com autoridades e representantes da sociedade civil organizada no Centro Cultural Matarazzo. 

 

Convidado, o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Renato Michelis, esteve presente e apontou algumas ideias, a exemplo de campanhas lúdicas realizadas aos finais de semana nos bairros da cidade, com carros de som, ou mesmo trios elétricos e distribuição de panfletos, de forma que chame mais a atenção dos populares. “O poder público tem a sua parte no combate ao mosquito transmissor, no entanto, a conscientização da população no que tange o descarte correto do lixo, sendo que atualmente há muitas ocorrências entulhos em vias públicas e, sobretudo, em terrenos baldios e a limpeza de calhas, caixas d'água, vasos e quintais residenciais é a forma mais eficaz de controlar a proliferação do mosquito transmissor ”, alertou. 

 

Michelis salienta que algumas opiniões dadas pelos presentes foram muito válidas, a exemplo de visitas de ente públicos e gratificação com selo de reconhecimento àqueles moradores cujas residências que estejam isentas de focos do mosquito, sendo considerados bons incentivadores para a sociedade.

 

Sempre importante lembrar

Independente da estação do ano, é de responsabilidade de todos o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite não apenas a dengue, mas também chikungunya e zica vírus. Lembre-se que ambas doenças podem levar a óbito.

 

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

 

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.