Foi noticiado recentemente que o corredor bioceânico, um projeto de infraestrutura que prevê ligar os oceanos Pacífico e Atlântico por meio de rodovias, deve passar pela região de Presidente Prudente. De acordo com matéria da BBC News, a rodovia terá cerca de 2,2 mil quilômetros e cortará Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, numa tentativa de facilitar o transporte de gado e a exportação de produtos aos portos que estão no Atlântico e no Pacífico. Estima-se que o custo aproximado da empreitada é de US$ 10 bilhões.
Questionada pelo Jornal O Imparcial, para a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), “a iniciativa trará não apenas o facilitamento de acesso às cargas e produção dos países envolvidos com os mercados de ambos os lados do continente sul-americano, como também um grande corredor turístico, pois abrange parte do Pantanal brasileiro, Chaco paraguaio e regiões dos Andes”. “Este projeto rodoviário, de acordo com estudos preliminares, passaria por Presidente Prudente e em muito nos beneficiaria”, avalia o presidente Renato Michelis.
Questionado sobre a possibilidade de o empreendimento reacender o interesse ferroviário na região, o presidente da UEPP menciona que há um projeto mais antigo ainda que seria realizar esta mesma ligação por meio de ferrovias. Contudo, isso nunca foi adiante. “Mesmo que isso venha a acontecer, é mais provável que seja via Alta Paulista, que já está recebendo novos investimentos, do que na Malha Sul, que liga Presidente Epitácio a Rubião Junior [distrito de Botucatu, no interior paulista]”, cogita. “Isso sem mencionar a possibilidade de a ligação ser feita usando também a malha ferroviária paranaense – pela Rumo –, que liga Maringá a Curitiba/Porto de Paranaguá ou mesmo via Cascavel/Guarapuava e o Porto”, completa.
Renato pontua que mais factível, talvez, seja o retorno de investimentos na Ferrovia Norte-Sul, que atualmente está parada em Estrela D’Oeste (SP) e, agora, planeja-se chegar até Panorama. “O traçado original desta terceira etapa passaria por Presidente Venceslau, seguindo até Chapecó [SC], o que colocaria Prudente bem perto da nova malha ferroviária brasileira”, considera.
Fonte: Jornal O Imparcial