Nessa quinta-feira (1º), o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Renato Michelis, participou do encontro com autoridades que aconteceu em Santo Expedito, cujo objetivo foi fortalecer o setor do turismo e conhecer as diretrizes para certificar cidades da região com o selo Municípios de Interesse Turístico, o MIT. Com o tema “Oportunidades e desafios para o Turismo Regional”, a reunião foi promovida pelo deputado estadual Mauro Bragato, prefeitura de Santo Expedito e Sebrae-SP.
Recepcionados pelo prefeito Anderson José Bétio [Nenê Bétio] e pelo Padre Humberto, que também é reitor do Santuário Diocesano de Santo Expedito, entre os convidados, compareceram prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais do Turismo regional, além de representantes de classe, empreendedores e membros da sociedade civil.
Na ocasião, foram feitas três apresentações, sendo a primeira pelo jornalista Beto Suniga, que falou sobre suas experiências vividas ao percorrer a região para destacar as atrações turísticas para o programa “Aqui Pertinho”, que é veiculado pela emissora TV Fronteira.
Em seguida, o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, proferiu uma palestra com orientações sobre turismo. Ao final, o assessor técnico da Secretária de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert Graziosi, explanou sobre os requisitos para obtenção do título de MIT e Estância Turística.
Em busca da certificação como do MIT para suas cidades, após as apresentações, os convidados fizeram perguntas e tiraram muitas dúvidas sobre os requisitos necessários para atingir as metas e se manter no ranking estadual do setor.
MIT no Estado de São Paulo
Com o selo, a cidade passa a receber repasse financeiro anual, que deve ser utilizado unicamente para investimentos ao turismo. Hoje, o Estado conta com 70 municípios considerados estâncias balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas e uma capital com intensa atividade cultural e artística, esporte de aventura e culinária diversificada. Todos os outros 575 municípios paulistas estão aptos a se tornarem MITs, respeitado o limite atual de 140 vagas. Para tanto, devem preencher alguns critérios como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos.
Selo na região
No oeste paulista, a cidade de Santo Expedito já possui o selo MIT, assim como Adamantina, Panorama, Pauliceia, Rancharia e Rosana. No entanto, municípios como Presidente Prudente, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Lucélia, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Osvaldo Cruz, Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio ainda buscam essa certificação. As classificadas como Estância Turística são Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio e Tupã.