Representando a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), o presidente, Renato Mungo, participou na tarde desta quinta-feira (04/11) da reunião com a analista da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Renata Vieira, para apresentar um balanço das ações realizadas e em andamento dentro do programa Pontal 2030, que aconteceu no auditório do Senai, em Prudente.

 

 

O objetivo do encontro foi reforçar a estrutura de governança dentro da iniciativa. “Dialogamos com representantes de prefeituras e sociedade civil para trazer todos estes atores para a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da região do Pontal do Paranapanema”, explicou a analista da SDR, Renata Vieira.

 

 

Os representantes do Governo do Estado de São Paulo também estiveram no Parque Estadual Morro do Diabo para vistoria no local. O coordenador, Marco Pilla, explicou que  as obras de adequação e melhoria no Parque Morro do Diabo seguem em ritmo avançado, como ações em agricultura, infraestrutura, habitação, proteção e desenvolvimento social.

 

 

 

Plano de Desenvolvimento Sustentável do Pontal 2030

Lançado em fevereiro de 2021, Programa visa o alinhamento de políticas públicas para a melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais dos 32 municípios definidos como prioritários pertencentes à 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente com o acréscimo de João Ramalho, beneficiando 600 mil habitantes.

 

São quatro objetivos estratégicos: Desenvolvimento sustentável, Regularização fundiária, redução de desigualdades e promoção de mobilidade social, e fortalecimento regional. Os recursos orçamentários são de R$600 milhões.

 

E são 25 ações: Aglomerado Urbano; regularização fundiária e urbana; agricultura familiar com ampliação a políticas de crédito estadual; melhorias na infraestrutura urbana; Arranjos Produtivos Locais (APL); inclusão e acessibilidade por meio da Rede Lucy Montoro; inclusão dos municípios no sistema BEC (Bolsa Eletrônica de Compras); projeto Corredores Verdes; concessão do Parque Morro do Diabo; Programa Viver Melhor (habitação); Desenvolvimento Humano e Social; concessão do Aeroporto de Prudente; espaço cultural; saneamento básico; ampliação de creches e escolas; criação de roteiro turístico do Pontal; parcerias com municípios à administração penitenciária; segurança pública; construção de pontes e acessos rurais; ampliação de cursos técnicos e créditos; e fundo social para os mais vulneráveis.

 

Para acompanhar ações, analisar os projetos e ajustar o desempenho, será utilizado o Sistema de Monitoramento da Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão - SPOG, disponível no sítio www.monitoramento.sp.gov.br, além de planilha padronizada  elaborada e gerida pela Coordenação Executiva de Acompanhamento e Monitoramento.