A UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) esteve representada pelo presidente, Renato Mungo, em uma videoconferência com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que aconteceu na manhã desta sexta-feira (29/10). A reunião é sempre realizada na última sexta-feira de cada mês, proposta por Fernando Brito.


Participaram: Adolfo Padilha, secretário municipal de Turismo; Antônio João o Coronel Saraiva, do Instituto Oeste Paulista; Marcos Lucas, presidente da Aviesp (Associação de Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo); a turismóloga, Miriam Caminha Costa; entre outros.  


Conforme Mungo, a reunião virtual contou com a participação de Ester Moraes, coordenadora de Turismo e Cultura em Narandiba. “O objetivo foi a troca de experiências e estreitamento de laços para projetos regionais, envolvendo municípios e entidades”, explicou.


De acordo com Marcos Lucas, nos últimos meses, os membros apresentaram seis propostas, mas ainda sem um feedback por parte do Conselho. “A Ester expôs ideias muito pertinentes para levar turistas para Narandiba e fomentar ainda mais a produção de frutas e licores, o que poderia ser agregado ao turismo receptivo, sobretudo, ao roteiro Oeste Paulista de Turismo”, pontuou Lucas.

 

43ª Expo Aviesp


Por falar em turismo, com o tema “Reencontro”, entre os dias 26 e 27 de outubro, aconteceu a 43ª Expo da Aviesp, em Águas de Lindóia. De acordo com Marcos Lucas, compareceram 3917 participantes, entre expositores, agentes de viagens, hoteleiros, companhias de viagem, secretarias de Turismo e representantes turísticos de municípios e estados; delegações internacionais, como do Quênia e EUA, e companhias aéreas nacionais e internacionais; num total de 32 operadoras. “O estado do Ceará foi eleito o melhor no setor”, destacou Lucas.


O presidente da Aviesp salienta que o evento é sempre uma vitrine para o turismo, especialmente, para o Estado de São Paulo, maior emissor do país. Fazendo um panorama para o Oeste Paulista, Lucas frisa que os nossos produtos turísticos são: realização de eventos, hotelaria, gastronomia e passeios na região. “Se temos isso empacotado para venda, seja através da iniciativa privada ou da Prefeitura, mostramos as potencialidades, nossa cidade entra no radar”, disse.


Segundo, o governo municipal de Prudente foi convidado a participar da 43ª Expo, porém, alegou não ter interesse. “Com isso, o município perdeu a oportunidade de expor no stand do Estado paulista, e o único custo que o executivo gastaria era com hospedagem e refeição”, lamenta Lucas.