O conselheiro e ex-presidente da UEPP, José Maurício Leme Jr., representou a entidade na última sexta-feira (05) no evento de lançamento do projeto “Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”, que aconteceu no Ciesp regional. A iniciativa é uma idealização do Instituto Envolverde, em parceria com a Fundação Instituto de Terras (ITESP) e apoio do deputado estadual Mauro Bragato.

  

Conforme Dal Marcondes, presidente do Envolverde, ao todo serão cinco eventos em 2024, cuja finalidade será debater o desenvolvimento da região do Pontal do Paranapanema na perspectiva dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O conteúdo dos debates se somará ao resultado de um amplo estudo realizado pelo Instituto em uma publicação que será lançada no segundo semestre deste ano.

 

Os Diálogos do Pontal tem o objetivo de produzir conhecimento e estabelecer um intercâmbio entre gestores públicos e especialistas nos diversos campos das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, redução das desigualdades e fortalecimento institucional, visando a identificação, diagnóstico e sugestões para o aprimoramento das soluções de desenvolvimento para a região do Pontal do Paranapanema. "Dessa forma, pretendemos contribuir para que o Pontal do Paranapanema tenha bases para a construção de políticas públicas que garantirão a perenidade de seus recursos naturais, bem como a melhora da qualidade de vida das pessoas hoje e no futuro”, comentou Dal Marcondes.

 

 Veja quais são os Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

 

ODS1: Erradicação da pobreza: a meta deste objetivo é acabar com a pobreza em todos os lugares do planeta, e garantir o acesso de todos à educação, saúde, alimentação, segurança, lazer e oportunidades de crescimento.

ODS: Fome zero e agricultura sustentável: este objetivo consiste no alcance da segurança alimentar para todas as pessoas, além de uma melhor nutrição por meio da promoção de uma agricultura sustentável.

ODS3: Saúde e bem-estar: sua meta é assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável e bem-estar, em todas as idades e situações.

ODS4: Educação de qualidade: a educação deve ser acessível a todos, de modo inclusivo, equitativo e de qualidade. Além disso, deve promover a aprendizagem ao longo da vida.

ODS5: Igualdade de gênero: todas as mulheres e meninas precisam se sentir empoderadas. A igualdade de gênero deve ser garantida em todos os setores da sociedade.

ODS6: Água limpa e saneamento: o manejo sustentável de água e o saneamento devem ser garantidos a todas as pessoas.

ODS7: Energia limpa e acessível: este objetivo procura garantir, a toda a sociedade, o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável.

ODS8: Trabalho decente e crescimento econômico: a orientação deste objetivo é promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, além das oportunidades de um emprego pleno e produtivo para todos.

ODS9: Inovação infraestrutura: a infraestrutura das cidades deve promover uma industrialização inclusiva e sustentável, fomentar a inovação e gerar oportunidades de emprego. Além disso, deve integrar a sociedade para uso inclusivo dos espaços públicos.

ODS10: Redução das desigualdades: este objetivo consiste na busca pela redução das desigualdades em todas as suas esferas.

ODS11: Cidades e comunidades sustentáveis: as cidades e os assentamentos humanos deverão ser inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS12: Consumo e produção responsáveis: com apoio das instituições públicas e privadas, deverão ser assegurados padrões de produção e de consumo que sejam sustentáveis e conscientes.

ODS13: Ação contra a mudança global do clima: deverão ser tomadas medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e reverter os seus impactos.

ODS14: Vida na água: os ecossistemas aquáticos e recursos hídricos também devem ser respeitados, por meio da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e rios.

ODS15: Vida terrestre: o objetivo indica a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres. E também o manejo sustentável das florestas, o combate contra a desertificação e a adoção de medidas para reverter a degradação do planeta e a perda da biodiversidade.

ODS16: Paz, justiça e instituições eficazes: as sociedades deverão ser pacíficas e inclusivas, proporcionando para todos o acesso à justiça. As instituições devem ser eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS17: Parcerias e meios de implementação: o último objetivo prevê uma parceria global para a sustentabilidade, fortalecendo os meios de implementação.