Com melhores expectativas, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, mais uma reunião entre a UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e região) e interessados com a RUMO, concessionária que administra o trecho ferroviário Presidente Prudente a Presidente Epitácio. Em 2015, a ALL foi extinta, passando a RUMO, controlada pela Cosan nacional.   De acordo com o representante da RUMO Gabriel Maranhão, a reunião baseou-se na tentativa de apresentar o trabalho comercial realizado, explicar como funciona o processo logístico ferroviário e tirar dúvidas pertinentes para a comunidade. Indagado sobre o apanhado solicitado pela UEPP em novembro passado, Maranhão disse que esteve na região em janeiro desse ano onde visitou três empresas que protocolaram o pedido na ANTT (Agencia Nacional de Transporte Terrestre). “Mesmo em reunião individual, não conseguimos chegar a um consenso, pois a princípio, duas empresas disseram que não havia interesse de trabalhar na região, sendo uma por conta da crise econômica, e outra por causa da falta de estrutura ativa na região”.   Para o vice-presidente da UEPP, Marcos Antonio de Carvalho Lucas, embora a RUMO não tenha apresentado um plano logístico estruturalmente solicitado, a reunião permitiu uma nova possibilidade através de um plano onde seja estipulada uma tonelagem mínima para operar, dentro do padrão apresentado pela UEPP, o qual comporta 1 milhão/toneladas ano. “O prazo é de 20 dias, e propusemo-nos a intermediar a conversa com os empresários da região”, informou Lucas.   Quanto a possível devolução do modal para a União, o vice-presidente da UEPP acredita que embora seja um processo mais demorado e cansativo, poderá ser a saída, caso a RUMO não apresente uma tabela com preços dentro da razoabilidade. “Se o plano que eles nos apresentarem for mais viável, a expectativa é que se consiga avançar com a carga, senão que devolvam a ferrovia o quanto antes, mas em condições de uso por outros investidores”, salientou.   Questionada por Marcos Lucas sobre o motivo pelo qual trecho Presidente Epitácio a Presidente Prudente estar inserido na Malha Sul e não mais na Malha Paulista, a RUMO disse que “aguarda a renovação da concessão da Malha Paulista, e num segundo momento irá priorizar a renovação da Malha Sul, onde provavelmente todos os trechos que não formalizaram contrato irão retornar para a União”, pontuou.   MArcos Lucas        IMG_0909