A União das Entidades de Presidente Prudente e região (UEPP) recebeu na manhã desta sexta-feira (20) a premiação na categoria Projeto Ambiental do Prêmio Unoeste +Cultura "Esse é o meu lugar", que aconteceu no Auditório Azaleia, na Unoeste campus 2. A entidade participou do concurso, com o projeto do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do oeste paulista: Biometano e novas oportunidades, promovido em conjunto com a Cocal e Senai, e teve apoio de diversas entidades de classe e forças políticas da região.
Para participar, a UEPP optou por três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas: Energia Limpa e Acessível, Indústria; Inovação e Infraestrutura; e Consumo e Produção Sustentáveis.
Realizado em agosto de 2023, conforme o presidente da UEPP, Renato Michelis, o objetivo do Fórum foi promover o desenvolvimento sustentável, com foco na adoção e promoção do gás biometano como fonte de energia limpa em empresas e instituições locais, bem como o crescimento econômico. "Com ele, incentivamos uma série de ações estratégicas, incluindo educação, sensibilização e colaboração com partes interessadas, visando à transição para uma economia mais verde e responsável na região", frisou.
O que é o prêmio?
Fazendo parte do Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), o Prêmio Unoeste+Cultura "Esse é o meu lugar" tem como propósito reconhecer, valorizar e divulgar projetos e iniciativas transformadoras desenvolvidas por alunos, docentes e instituições das mais diversas naturezas, incluindo escolas públicas e privadas do ensino infantil, fundamental, EJA, médio e técnico, bem como alunos, professores e servidores da Unoeste, ONGs e empresas, desde que estejam alinhadas aos 17 Objetivos de ODS da Agenda 2030 da ONU. O prêmio também visa promover a conscientização sobre a importância do engajamento individual e coletivo na construção de um mundo mais sustentável, culturalmente rico e socialmente inclusivo.