A Câmara Municipal de Presidente Prudente solicitou em agosto ao presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez, a realização de estudos técnicos com o objetivo de ser implantado em Presidente Prudente e região um modelo de transporte público por meio de veículo leve sobre trilhos (VLT) ou análogo. Em resposta ao Jornal O Imparcial, publicado nesta terça-feira (22), Duran disse que o primeiro passo é consultar a viabilidade com a empresa que detém concessão da ferrovia, ou seja, a Rumo/ALL (América Latina Logística). Questionada, a RUMO alega que ainda não foi procurada para tratar sobre o assunto. Conforme argumentos da concessionária, ela não opera trens de passageiros, somente trens de carga. Caso haja viabilidade comprovada do projeto, deverá ser autorizado pelos órgãos regulamentares. Com iniciativa da diretoria regional da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a ideia trata sobre uma ligação ferroviária, pelo menos, entre os municípios de Regente Feijó a Santo Anastácio, usando os trilhos que hoje já existem, com veículo leves e apropriados. Segundo o presidente Wadir Olivetti, cerca de 100 mil pessoas poderiam ser beneficiadas com o transporte, que não necessariamente precisa ser de “alta velocidade”. Para o presidente da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e Região), Marcos Lucas, cabe aos Órgãos Concedentes o estudo de aporte, demanda, aproveitamento da via de bitola métrica, rentabilidade e possível Parcerias Público-Privadas (PPP’s), por exemplo, para sua implantação. “Vale citar que a reativação para o transporte ferroviário de cargas em grande escala é outra questão e continua a cobrança da UEPP para que o trecho regional seja recuperado e novamente inserido ao PDTL - Plano de Desenvolvimento de Transporte e Logística- o que pode nos levar a polo de estocagem e escoamento de produção, desafogando a capital paulista”, ressalta. O que é VLT? VLT é um trem urbano menor, bem mais leve que o metrô e transporta grandes contingentes populacionais, geralmente de maneira integrada a outros modais de transporte. É como se fosse um ônibus sobre trilhos, que já é comum como transporte público em outros países. No Brasil ainda é novidade, mas há linhas em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Em Sorocaba há projeto em processo de implantação de modelo para carga.