Em uma reunião técnica promovida pela Sicred, em parceria com a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e o CODEPP (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Pres. Prudente), representantes de entidades e imprensa local compareceram na sede da Superintendência da cooperativa na manhã desta sexta-feira (07/05) para captar estratégias para ação que visa incentivar a venda no comércio local. A reunião também contou com a presença do prefeito, Ed Thomas, e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Setti.

  

Além da UEPP e Codepp, as entidades e emissoras que estiveram representadas foram Acipp (Associação Comercial de Pres. Prudente), Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Sebrae, Ciesp/Fiesp, Grupo Lidera, jornal O Imparcial e as TV’s Band, Fronteira, Record e SBT.

  

Após uma longa conversa, ficou pré-estabelecido que a ação será voltada ao mote “Eu coopero com o comércio local”, onde cada cidade do oeste paulista poderá adequar o seu nome à campanha. O foco é que a população valorize o comércio de sua cidade, seja por compra online ou presencial, ao invés de optar por lojas de alcance nacional.

 

Conforme o presidente da Sicredi Rio/Paraná, Jorge Guedes, a idealização surgiu após a necessidade ter sido abordada na última reunião mensal do Codepp e, diante da experiência da cooperativa, que já desenvolveu campanha similar nos estados de São Paulo e Paraná, foi apresentado protótipo que poderá ser veiculado em redes sociais e imprensa.

 

O presidente do Codepp, Marco Antonio Goulart, salientou que o propósito é fomentar o oeste paulista. “Ao sentir a dor cada um, é possível mudarmos esse cenário, pois nossa economia também envolve indústria, serviços e comércio, por isso, a campanha visa atender a todos”, destacou.

  

Ao lado dos diretores da UEPP, Marcelo Fritschy e Gabriel Coquemala, o presidente, Renato Mungo, alertou que os pequenos empreendedores são os maiores prejudicados na pandemia. “A campanha também visa estimular o empresário que atualmente encontra-se desanimado, dos quais muitos já perderam a expectativa do seu negócio, então, um dos objetivos é encontrar ferramentas e capacitar o microempreendedor ao mundo digital.”, explica.

  

O gerente-regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, informou que o potencial de consumo de Prudente é de R$6,2 milhões por ano,  mas com a atual crise, 39% dos pequenos negócios não conseguiram realizar venda online, pois há uma grande dificuldade em realizar uma divulgação profissional, mas por outro lado, quem soube administrar, lojas virtuais aumentaram o faturamento, já que o comportamento do cliente mudou na pandemia.

  

Em sua palavra, Ed Thomas destacou o orgulho que cada prudentino deve ter por Prudente e o destaque do município na região. “O nosso comércio recebe 40 municípios todos os dias, mas isso é pouco explorado”, disse. Ao final, colocou a Prefeitura à disposição e garantiu que pedirá o apoio da Câmara Municipal em busca de apoio para mais ideias.