Aconteceu ao longo desta quinta-feira (30) o 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico: Turismo Integrado e Destino Oeste Paulista, onde reuniu no Espaço Solarium da Unoeste, mais de 200 autoridades, profissionais, universitários e sociedade civil de 34 municípios inscritos, em busca de catalisar discussões produtivas e promover o turismo. O evento foi uma iniciativa da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e região), com patrocínio da Unoeste, Sicredi Rio Paraná, Sicoob Paulista e Terra Parque. Apoio da Unipontal e deputado estadual Mauro Bragato. 
 
 
Ao todo, foram 11 palestras que abordaram temas como turismo público e de gestão regional; turismo sustentável; turismo rural; inovação e tendências globais; gastronomia e identidade cultural; marketing e hospitalidade; turismo religioso e cases de sucesso. O evento também contou com a apresentação cultural da Cia. de Dança Cênica Oeste Paulista e da Orquestra Municipal de Viola Caipira de Pirapozinho, além de exposição de oito municípios da região.
 
 
Conforme o presidente da UEPP, Marcos Nomura, quando se fala em Turismo Regional Integrado, o assunto vai muito além de uma expressão técnica. “Estamos falando de uma estratégia viva, de um projeto que une municípios, pessoas e propósitos. É um plano para atrair investimentos, reter talentos e inspirar orgulho”, destacou. O objetivo, segundo Nomura, foi evidenciar o potencial turístico do Oeste Paulista, fortalecer conexões estratégicas e gerar novas oportunidades de negócios, impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico de toda a região.
 
 
Uma das palestras foi ministrada por Du Barreto, ex-prefeito de Brotas (SP), que governou o município em quatro mandatos. Em sua fala, ele compartilhou a trajetória de sucesso da cidade no desenvolvimento do turismo, destacando que foi durante sua primeira gestão que Brotas deu início ao seu primeiro projeto de ecoturismo, recebendo o incentivo necessário para se transformar na Capital do Turismo de Aventura. Du Barreto apresentou os desafios, soluções e estratégias que transformaram o município, propondo a aplicação dessa experiência em Presidente Prudente.  “Ao longo dos seus quatro mandatos, Brotas registrou um crescimento impressionante no setor turístico, com a geração de 2.076 empregos diretos e indiretos, o equivalente a 25% da população economicamente  ativa. Em 2014, foi elevada como estância turística pelo governo estadual. Atualmente, o município tem uma estrutura consolidada de agências, atrativos e hospedagens, tornando-se referência nacional e internacional no setor”, frisou.
 
 
Outro case de sucesso apresentado foi o Terra Parque Eco Resort, localizado em Pirapozinho. Conforme o sócio fundador, Júlio de Moraes, que apontou a transformação do Terra Parque de um modesto acampamento em um dos resorts mais aclamados do Brasil. 
 
O empreendimento tornou-se um caso de crescimento estratégico e sustentável.
Júlio expandiu a marca com o Terra Casa Náutica, em Presidente Epitácio, voltado ao turismo fluvial no Rio Paraná, e o Terra Park Orlando, nos EUA, que oferece casas de luxo para temporada. Essas iniciativas consolidam o grupo como referência em hospitalidade, tanto no ecoturismo regional quanto no mercado internacional.
A presença do Terra Parque transformou o bairro Noite Negra e impulsionou o turismo rural em Pirapozinho.
 
 
Reconhecimentos
 
Presidente Prudente alcançou recentemente duas conquista importantes na área do turismo. O município foi oficialmente reconhecido pelo Mapa do Turismo Brasileiro, programa do Ministério do Turismo que identifica cidades com vocação turística ou impacto significativo na atividade turística regional, com certificação válida até 4 de julho de 2026. Em agosto deste ano, Presidente Prudente também foi classificada como Município de Interesse Turístico (MIT) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), consolidando ainda mais sua posição no cenário turístico estadual e nacional.
 
 
Próximo Fórum
 
No encerramento, foi anunciado que em 2026, a Prefeitura de Presidente Epitácio estará à frente da organização do Fórum de Desenvolvimento Econômico.